For the rebirth of the Fourth International! - Pelo renascimento da Quarta Internacional!

HomeLinksPortuguêsFrançaisEspañol PublicationsHistoric DocumentsContact

Dos trotskistas vietnamitas

Carta a Leon Trotsky

  

  

A presente carta foi escrita pelos dirigentes da seção trotskista do Vietnã (La Lutte) em 18 de maio de 1939. Ela foi enviada a Trotsky após a vitória do grupo nas eleições do conselho colonial de Saigon. Foi publicada pela primeira vez em Socialist Appeal (EUA) vol. 3, n. 58, de 11 de agosto de 1939. E também foi publicada em Revolutionary History, vol. 3, n. 2, 1990. A presente versão consiste em uma revisão realizada pelo Reagrupamento Revolucionário em 2013, a partir daquela disponível em http://www.marxists.org/portugues/ta/1939/05/18.htm. Para tal foi utilizada a versão em inglês disponível em http://www.marxists.org/history/etol/revhist/backiss/vol3/no2/trotsky.html.

  

Caro Camarada Trotsky,

  

Você deve estar inteirado do resultado das eleições coloniais da Cochinchina [*] do último dia 30 de abril. Apesar da vergonhosa coalizão dos burgueses de todo o tipo e dos stalinistas, conseguimos uma vitória brilhante...

  

Nós fomos à luta, a bandeira da Quarta Internacional amplamente desfraldada. Naturalmente, nossa vitória é de toda a Quarta sobre a burguesia, mas acima de tudo, sobre seus agentes socialdemocratas e stalinistas. Temos fé na vitória final da Quarta Internacional.

  

Essa fé nos foi passada por você. Hoje, mais do que nunca, nós entendemos a importância não só do programa da Quarta Internacional, mas também da sua luta de 1925-1928 contra a teoria e a prática do Socialismo em Um Só País, de sua luta contra a Internacional Camponesa [1], a Liga Antiimperialista [2] e outros comitês de fachada, Amsterdam-Pleyel [3] e outros.

  

Nestes dias de esperanças engendrados pela nossa recente vitória, pensamos em você, nos sofrimentos suportados por você e seus camaradas. Queremos dizer a você que, até mesmo neste remoto canto do Extremo Oriente, neste país atrasado, você tem amigos que estão de acordo com você, camaradas que lutam por aquilo a que você dedicou sua vida, pelo socialismo, pelo comunismo!

  

Com nossas carinhosas saudações bolcheviques-leninistas,

  

Tạ Thu Thâu

Phan Van Hum

Tran Van Thach

e o grupo La Lutte

  

18 de maio de 1939

  

  

NOTA DA REVISÃO

  

[*] Conchinchina era o antigo nome dado à parte sul do atual Vietnã, que de 1862 a 1948 esteve sob domínio colonial da França.

  

NOTAS DA TRADUÇÃO

  

[1] Internacional Campesina Vermelha (Krestintern) era um organismo formado outubro de 1923  pela Internacional Comunista (III Internacional) e desapareceu mais ou menos no começo da II Guerra Mundial.

  

[2] A Liga Antiimperialista foi um projeto da Internacional Comunista que foi constituído num congresso em Bruxelas, em 1927, cujo objetivo seria o desenvolvimento de políticas para unificação das burguesias nacionais e dos trabalhadores nas colônias.

  

[3] Mouvement Amsterdam Pleyel (ou comitê Amsterdam-Pleyel) foi um movimento pacifista criado em 1933 por iniciativa dos intelectuais Henri Barbusse e Romain Rolland e teve a participação do Partido Comunista Francês e da Internacional Comunista.